sexta-feira, 16 de junho de 2017

Supervisão de Programas e Projetos – SPROP
PROCEDIMENTO

OPERACIONAL PADRÃO
Pág.: 01 e 02
Rev.:
Cód.: OLP001
Data: 16/06/2017
EXECUÇÃO DO PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO/OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Responsáveis: Técnicos Responsáveis pelo Programa Escrevendo o Futuro nas Gerências Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação
1. Planejamento Didático e/ou Semana Pedagógica
1. Orientar as escolas a inserirem no planejamento pedagógico da disciplina de Língua Portuguesa(do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio) o uso de recursos didáticos do Programa Escrevendo o Futuro, sendo importante que cada professo seja cadastrado na Plataforma do programa, no endereço eletrônico https://www.escrevendoofuturo.org.br/ e, assim, fazer parte da Comunidade Escrevendo o Futuro;
2. Estimular e apoiar a simulação da competição nas escolas das duas redes de ensino, isto é, toda escola pode realizar sua própria olimpíada em anos ímpares, premiando as melhores produções de textos de seus aluno;
3. Cadastrar-se na Comunidade Escrevendo o Futuro, escolhendo “Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação” ou “Técnico Pedagógica da Gerência Regional de Educação”;
4. Assegurar-se de que todos os envolvidos com o ensino da Língua Portuguesa, esteja ele diretamente(Professor) ou indiretamente(Diretor, Coordenador Pedagógica, Técnico Pedagógico, Secretário municipal de educação etc) façam parte da Comunidade Escrevendo O Futuro.
2. Formação a distância/Plano de Comunicação
1. Divulgar entre as escolas das duas redes o cronograma de formação a distância e estimular a participação do professorado nos cursos online. Para tanto, faz-se necessário que os responsáveis pelo programa organizem grupos de professores que atuam no ensino de Português( do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio) no WhatsApp e em Lista de Endereço de e-mails;
2. Ser integrante da Comunidade Escrevendo o Futuro, participando também dos cursos oferecidos pelo programa e divulgando suas ações.
3. Formação presencial
1. Convidar os professores de Português que estejam dentro do perfil sugerido pela coordenação estadual para participarem da formação presencial que ocorre, geralmente, no segundo semestre dos anos impares, e serem multiplicadores do programa nas regionais;
2. Participar da formação enquanto técnico pedagógico responsável pelo programa e organizar a replicação da formação na GERE.
4. Replicação da formação presencial nas GERE e municípios
1. Replicar a formação presencial na GERE, garantindo a participação de todos os professores das duas redes de ensino;
2. Registrar em relatório(modelo disponível no nosso setor) a replicação da ação formativa.
5. Adesão ao Programa(Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro)


1. Em ano de competição(anos pares), atentar para que, no dia D da Adesão, todos os secretários municipais de educação acessem o portal do programa https://www.escrevendoofuturo.org.br/, cadastrem-se, adiram à competição e indiquem um servidor da secretaria municipal de educação para coordenar a execução do cronograma de ações do certame;
2. Monitorar o cumprimento do cronograma de ações da competição pelas escolas das duas redes de ensino;
3. Garantir que os professores do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio que trabalham com a disciplina de Língua Portuguesa e escolas se inscrevam para para participar do certame. Lembrando que não basta fazer parte da comunidade, isto é, ser cadastrado, é preciso, ainda, fazer a inscrição para poder enviar textos.

Elaborado por:

Jair do Nascimento Porto




Verificado por:

Tereza Neuma B. de Oliveira
Ana Márcia Ferreira
Aprovado por:

Wilany Félix Barbosa

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